Geral
Com a ajuda da aplicação digitalSTROM poderá definir, de modo fácil e rápido, o comportamento do seu detetor de movimento. Para isso, configure primeiro o módulo de automatização como detetor de movimento e associe-o à área pretendida. Em seguida, defina o comportamento pretendido para cada área. No processo pode selecionar modos para detetor de movimentos pré-definidos, para por ex. controlar de modo óptimo a iluminação do exterior ou docorredor. Pode ainda ser ativado o detetor de movimento para executar uma função de alarme em caso de ausência, o que dá uma proteção adicional à sua casa.
Uma vez detetado um movimento é ligada a iluminação ambiente 1 e, no caso de ausência de movimento, volta a ser desligada passado um determinado tempo. Ao desligar, a luz vai diminuindo lentamente durante 1 minuto, para não que não fique de repente no escuro.
Se forem instalados vários detetores de movimento numa área, estes são combinados automaticamente e a luz acende quando é detetado o primeiro movimento e só volta a ser desligada quando mais nenhum movimento for registado por um detetor de movimento.
Requisitos
Antes de poder configurar o detetor de movimento, o módulo de automatização, de acordo com o manual de montagem (SW-AKM220), é ligado à saída de comutação de 230V de um detetor de movimento convencional. Recomenda-se que seja definido um atraso mínimo da ligação (por ex. 15 segundos) o detetor de movimentos para que o atraso efetivamente pretendido seja ajustado na aplicação e reajustado sem problemas sempre que necessário.
Ajustar Propriedades do aparelho
Este auxiliar serve de suporte à instalação e contém propriedades selecionadas do configurador. Na vista do aparelho são listados todos os aparelhos que podem ser configurados como detetor de movimentos (modo Aplicação) ou que já estão configurados como tal. Podem ainda ser executados os aparelhos configurados como sensor de crepúsculo, os quais podem ser usados para comandar as luzes.
Selecione agora o aparelho pretendido e clique em "Editar propriedades do aparelho". Pode marcar as seguintes definições como propriedades do aparelho:
- Nome: nome do aparelho
- Área: defina a área na qual o detetor de movimentos estará ativo
- Função Sensor:
- Modo Aplicação: através da aplicação o aparelho é configurado como um dispositivo de resposta Scene-Responder
- Detetor de movimentos: o aparelho é um detetor de movimentos
- Crepúsculo: o aparelho é um sensor de crepúsculo
- Entrada:
- Padrão: a saída de comutação do detetor de movimento é terminado, caso seja detetado movimento
- Invertido: a saída de comutação do detetor de movimento é aberta, caso seja detetado movimento
- desligar com atraso: defina qual o tempo de demora na qual o Modulo Automaticoo desliga o sinal do sensor e o envia ao Servidor. Este Valor deve ser pelo menos 1 minuto
Dica: se tiver vários aparelhos desconhecidos listados e não conhecer o dSID correto, poderá utilizar a função "Identificar aparelho", na secção Hardware do configurador do digitalSTROM, para identificar o respetivo detetor de movimentos acionado e para lhe dar o nome correspondente.
Ajustar Modo Detetor de movimento
No separador "Modo Detetor de movimento" encontra-se uma lista de seleção com todas as áreas que dispõe de um detetor de movimento e que podem ser controladas desse modo. Na Vista geral encontra-se visível o modo ajustado para cada área com as definições de Crepúsculo, modo Alarme e Desligar automático.
Em "Editar definições" é possível definir com facilidade o comportamento do detetor de movimento. Para isso, estão disponíveis as seguintes opções:
- Modo: define o âmbito de aplicação do detetor de movimento e procede ao ajuste automático do seu funcionamento em determinado ambiente.
- Iluminação do corredor
- Iluminação Cave
- Iluminação Escadas
- Iluminação exterior
- Desligar automático
- Desligar automático
Para além dos quatro âmbitos de aplicação, corredor, cave, escadas e iluminação exterior é possível também só desligar as luzes (desligar automático). No modo avançado a aplicação não executa nenhuma ação com influência no comportamento permitido para o dispositivo de resposta Scene-Responder. Assim também é possível definir requisitos avançados com condições (por ex. à noite, entre as 23 e as 6 horas ligar apenas luz com intensidade regulada). O comportamento exato dos diferentes modos é descrito em baixo, em "Descrição".
- Licht nur bei Dunkelheit einschalten: Falls das Licht nur bei Dunkelheit eingeschaltet werden soll, kann über diese Option ein Sonnenstand oder ein Dämmerungs-Sensor als Entscheidungs-Kriterium definiert werden. Beim Sonnenstand kann das Einschalten für die Zeiten zwischen Sonnenuntergang und Sonnenaufgang oder zwischen Abend- und Morgendämmerung gewählt werden. Zusätzlich kann die Zeit um eine Stunde vor Sonnenuntergang bis eine Stunde nach Sonnenaufgang verlängert werden, falls der Raum in den Randstunden zu dunkel ist. Sollten Sie über einen Dämmerungs-Sensor verfügen, kann anstelle des Sonnenstands auch die Dämmerungs-Information dieses Sensors ausgewertet werden.
- Ativar função de alarme em caso de ausência: premindo o botão "Ir" a aplicação comuta automaticamente para a função de alarme e acede às luzes do "Alarme 1". Este alarme pode ser utilizado, por ex. para ligar as luzes em toda a casa, a partir de aplicações do servidor como o dispositivo de resposta Scene-Responder ou notificações do Twitter ou para enviar uma imagem por câmara web ou postar um tweet. Não havendo registos de mais movimentos o alarme é reposto.
- Desligar automaticamente luzes ligadas manualmente: caso a cobertura do detetor de movimentos não chegue a toda a casa, a luz também poderá ser ligada através de um botão, que não é necessário para que a luz seja novamente desligada a partir do detetor de movimento. Através desta configuração a luz será desligada, em qualquer caso, passado um tempo definido (similar à função Auto-off).
- Atraso no corte adicional depois de desligar o detetor de movimento: o atraso no corte é composto por três tempos: o tempo definido no detetor de movimento, o atraso configurado no módulo de automatização (tipicamente 1 minuto) e este atraso adicional. Se os tempos definidos no detetor de movimento e no módulo forem demasiado curtos, poderá definir aqui um atraso no corte adicional, para que a área, mesmo sem movimento, se mantenha iluminado por mais tempo.
Depois de marcadas as definições pretendidas, estas serão guardadas e ativadas com "Guardar".
Nota:
- O estado de todos os detetores de movimentos numa área está resumido na representação do estado da área. Este resumo pode ser usado em aplicações do servidor, como o dispositivo de resposta Scene-Responder, para ativar mais ações ou definir mais condições.
- O atraso do corte é composto por três valores:
- O atraso do detetor de movimento, definido diretamente no detetor de movimento.
- O atraso no corte do módulo de automatização o qual deverá ser no mín. de 1 minuto e é definido das propriedades do aparelho.
- O atraso no corte adicional para a área. Este pode ser alterado em "Modo Detetor de movimento" e "Editar definições".